Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3491-2921

  • E-mail

    prefeitura@saofelixdocoribe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, de 08h00 às 14h00

    Rua Lourenço da Silva Pereira, n° 77, centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
05/06/2023

Hoje, 05 de junho, celebram-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem, os dois movimentos são oportunidades para promover a conscientização sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis em nosso dia a dia.

Além disso, essas datas buscam incentivar ações individuais e coletivas que contribuam para a preservação do meio ambiente, como a redução do consumo, a reutilização de matérias, a separação correta dos resíduos e a participação em programas de reciclagem.

Estudos e ações incentivam que a reciclagem é uma prática fundamental para a preservação do meio ambiente, uma vez que contribui para a redução do consumo de recursos naturais, a diminuição da poluição e a redução dos resíduos sólidos. A Fundacentro, ao promover a segurança e saúde no trabalho, também promove pesquisas para garantir que os trabalhadores envolvidos na indústria de reciclagem estejam protegidos contra riscos ocupacionais e exposição a substâncias perigosas.

Poluição ambiental

De acordo com estudos, a poluição ambiental, tanto do ar quanto da água e do solo, tem efeitos negativos significativos na saúde humana. A exposição a poluentes atmosféricos (emissão de gases, materiais particulados ou agentes biológicos) provoca efeito negativo na qualidade de vida das pessoas, principalmente nas grandes cidades, causando problemas de saúde e afetando o clima.

Além dos efeitos diretos na saúde, a degradação do meio ambiente também pode ter consequências indiretas. Essas consequências envolvem a destruição de habitats naturais e a perda da biodiversidade que podem levar ao aumento da disseminação de doenças transmitidas por animais, como a malária, a dengue e a febre amarela. Especialistas apontam ainda que a contaminação de solos agrícolas e recursos hídricos podem afetar a segurança alimentar e nutricional da população.

Para proteger o meio ambiente e a saúde da população, é necessário adotar iniciativas, medidas e ações de prevenção da poluição. A Fundacentro desenvolve estudos e pesquisas voltados para a saúde e segurança do meio ambiente e reciclagem. Atua promovendo e disseminando ações e iniciativas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável aos trabalhadores (as), e destaca que a prevenção de acidentes de trabalho e implementação de medidas de segurança são extremamente importantes.

Acompanhe os estudos, pesquisas, artigos publicados na  Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO)cursos e eventosprojetos e publicações disponíveis na biblioteca da instituição, que defende e dissemina discussões e orientações no sentido de engajar a sociedade como um todo, para preservar a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.



Autor: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/junho/dia-mundial-do-meio-am

Mais Notícias

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente PARCERIA COM CONAFER - MAIS PECUÁRIA BRASIL 02/01/2024
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente DISTRIBUIÇÃO DE ALEVINOS PARA PEQUENOS PRODUTORES 20/11/2023
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente PROGRAMA PARCERIA MAIS FORTE - ENTREGA DE PALMA-FORRAGEIRA PARA PRODUTORES 17/11/2023
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA 2023 - PROTEJA SEU REBANHO 01/11/2023
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente 05 de Junho - Dia Nacional da Reciclagem 05/06/2023
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente 28 DE JULHO - DIA DO AGRICULTOR 28/07/2022
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente VISITA TÉCNICA REPRODUTIVA NA COMUNIDADE DE CACIMBINHA 27/07/2022
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente 15 DE JULHO - DIA DO PECUARISTA 15/07/2022
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05/06/2022
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente PROGRAMA + PECUÁRIA BRASIL 10/05/2022
ANTERIOR

Página 1 de 2   |   12 Registro(s) encontrado(s)