Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3491-2921

  • E-mail

    prefeitura@saofelixdocoribe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, de 08h00 às 14h00

    Rua Lourenço da Silva Pereira, n° 77, centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Cultura
Dia da Consciência Negra
20/11/2017

História do Dia Nacional da Consciência Negra

 

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

 

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

 

Importância da Data

 

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.



Autor: https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm

Mais Notícias

Secretaria de Assistência Social COMUNICADO 15/04/2024
Secretaria de Administração LEILÃO OFICIAL - SÃO FÉLIX DO CORIBE 18/01/2024
Secretaria de Assistência Social SOLENIDADE DE POSSE DOS CONSELHEIROS TUTELARES 08/01/2024
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente PARCERIA COM CONAFER - MAIS PECUÁRIA BRASIL 02/01/2024
Secretaria de Assistência Social AQUI O SOCIAL NÃO PARA! NATAL SOLIDÁRIO 2023! 24/12/2023
ANTERIOR

Página 1 de 20   |   199 Registro(s) encontrado(s)